VISITANTES

Seguidores

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

EDUCAR ATRAVÉS DE PROJETOS


A necessidade de contribuir no processo educativo de nossas comunidades nos leva a várias reflexões que, por ventura, nos levam a indagações e inquietações, que só serão superadas diante de um planejamento eficaz que facilitará o desenvolvimento das atividades que propomos. Aqui, neste instante, encontramos os PROJETOS, ferramenta indispensável neste novo milênio para o despertar de uma educação libertadora, que facilita o agir pedagógico de todos os membros envolvidos no processo de aprendizagem.
Educar é um projeto de vida que o homem tem desde o seu nascimento. A educação é a chave fundamental para a realização social do homem em um mundo globalizado e contínuo. Assim vislumbrando os conceitos educacionais de Paulo Freire, temos a metodologia e a dinâmica dos projetos que interferem diretamente no ambiente escolar, no educador e no educando, transbordando seus resultados na sociedade, que, assim, cresce com o homem aprendiz agente crítico de sua história.
Ter clareza em nossas intenções, dinamicidade em nossas ações e o planejamento e avaliação do trabalho realizado é s suma importância neste processo. Não podemos deixar de lado as experiências que cada indivíduo traz de suas vidas, as leituras de mundo e as expectativas que sua postura reflexiva traz a nós, educadores do século XXI. A elaboração, planejamento e execução de algum projeto deve partir das necessidades que a Comunidade Educativa tem, e manifesta em planejamentos e momentos de estudo reflexão.
Objetivos e metodologias preparadas para uma abordagem crítica e construtiva o que se propõe a ser trabalhado, o Projeto deve vislumbrar as necessidades do professor e do estudante, facilitando assim as reflexões conscientes do que é proposto. Observando o que a Professora Maria Elizabeth diz, notamos que a intencionalidade abordada deve ser clara e objetiva, pois, somente assim, os interesses individuais e coletivos serão aguçados e, com isto, os resultados serão significativos para toda a Comunidade Educativa.
Assim, notamos que a utilização de projetos é algo essencial e fundamental no processo de ensino e aprendizagem, socialização, construção e aquisição de saberes reflexivos e sistemáticos. Com a participação e a parceria de colegas, gestores, comunidade civil, estudantes e servidores em geral, encontraremos maior facilidade para a execução e conclusão de nossas atividades. Assim, trabalhar com projetos significa mediar conflitos, intermediar soluções e facilitar diálogos que contribuirão significativamente para o amadurecimento intelectual e pessoal de cada membro envolvido no processo.

Autor: Davi Moura Nobre
Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário