VISITANTES

Seguidores

domingo, 3 de fevereiro de 2013

VIVA O ZÉ PEREIRA, DAS QUADRILHAS, DO REISADO E CARNAVAL

Em Quixadá, Sertão Central do Ceará, fruto do matrimônio entre Francisco Januário da Silva e Antônia Luciana da Silva, nasceu JOSÉ PEREIRA DA SILVA, em 17 de setembro de 1925.
         É no estreito contato com a cultura de nossa terra que, José Pereira decide desenvolver três grandes paixões culturais: O Reisado, O Carnaval e As Quadrilhas Juninas.
         O auge de suas apresentações  ocorreram nas décadas de 60 e 70, levando alegria, simplicidade, poesia e encanto ao povo de Quixadá. Quem não se lembra do Arraiá do Zé Pereira, do Bloco dos Sapateiros e dos Foliões da Bossa Nova? Este, em parceria com Marcos Viana e o querido Balneário Cedro Clube.
         Sua imensa popularidade explica-se pelos quase vinte anos de trabalho nas Lojas Pernambucanas e pelo jeito simples e fácil de conquistar amigos e colaboradores culturais.
         Em 1973, casa-se com Raimunda Oliveira da Silva e dessa união vieram seus oito (08) amados filhos, que bem sabem e desfrutam como ninguém de toda a sabedoria desse jovem senhor, que, aos oitenta e oito anos, nos confessa: “ Sinto muita saudade de toda essa atmosfera, o verdadeiro carnaval, , saudade de dançar e ver a alegria das pessoas, mas o corpo já não atente mais as ordens do coração”.

         “VIVA O ZÉ PEREIRA, VIVA O ZÉ PEREIRA, VIVA O ZÉ PEREIRA, DAS QUADRILHAS, DO REISADO E CARNAVAL”


Sobre o Autor do Texto:
Artur Eduardo Almeida Ribeiro
Professor da EEM Cel. Virgílio Távora
Quixadá - Ceará



Um comentário:

  1. Parabéns, professor Artur pela homenagem ao Zé Pereira. Realmente, é um senhor muito alegre e festivo, era nosso vizinho e sempre que comemorava seu aniversário, nos convidava a participar.
    Quando estou passando na av. Presidente Vargas e o vejo com seu depósito de salgados, paro e pergunto: quer carona, Pererinha? Ele prontamente: obá gente boa, vou até o centro!

    ResponderExcluir