Originalmente habitada pelos índios Kanindés e Jenipapos, que inicialmente resistiram à invasão portuguesa no início do século XVII, mas acabaram sendo massacrados no decorrer das décadas seguintes, Quixadá teve seu nascimento em conflitos de nativos e colonizadores portugueses, que, com a cultura pecuária, acabaram por extinguir aqueles povos por volta de 1705.
A seca sempre presente no Nordeste brasileiro fez com que a primeira obra de combate a esse fenômeno no Brasil fosse implementada em nosso município: O açude Cedro. A construção da línha férrea que ligava Fortaleza ao Cariri trouxe um pouco mais de desenvolvimento para a região. Assim, diante do avanço econômico e social que surgia, a Freguesia de Quixadá foi criada pela Lei Provincial n. 1.305, de 5 de novembro de 1869, e, em de 27 de outubro de 1870, a Lei Provincial n. 1.347 criou o Município de Quixadá.
Por um longo período, Quixadá se desenvolveu, durante muitas décadas, por meio da ovinocaprinocultura, como também com a produção de algodão, o "ouro branco" que trouxe riqueza para algumas famílias produtoras e sustento para trabalhadores e agricultores que sobreviviam através da colheita e uso dos fios que a planta produz.
Hoje, podemos dizer que Quixadá se tornou uma cidade universitária, pois abriga em sua sede universidades públicas e privadas, o que favorece o crescimento de uma população de jovens, que aqui habitam durante o período de aulas e retornam aos seus lares ao concluírem seus cursos superiores.
Lar de escritores, a terra que deu origem a músicos e intérpretes renomados, artistas de cinema e televisão, humoristas e jornalistas, personagens folclóricos e grandes educadores, hoje, comemora mais um ano de vida.
Quixadá: terra dos monólitos e de cearenses comprometidos com a cultura, educação e respeito a todos.
Davi Moura Nobre
Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará
Quixadá - 2020
Meu amigo querido, parabéns pelo prático e informativo resumo da nossa história. Da nossa terra linda.
ResponderExcluirTerra adotiva de Aderaldo e de Rachel de Queiroz. Grande abraço agradecido. 🥰