VISITANTES

Seguidores

quinta-feira, 29 de abril de 2021

MENSAGEM DE UMA ESCOLA TRISTE, MAS GRATA (Por: Jards Nobre)

 

Sou conhecida como Colégio Estadual, já tenho mais de cinquenta anos, e hoje tive uma grande perda.

Há mais de um ano que tenho sido forçada a uma situação antes inimaginável. É uma solidão ainda sem tempo para acabar, causada por uma crise sanitária que eu nunca vira antes. Não posso comportar aqueles que enchem meu espaço de vida e de alegria, nem mesmo aqueles que cuidam de mim, que me zelam e me enfeitam. Eles devem ficar longe de mim e uns dos outros para poder retornar para mim como antes. Entretanto, soube recentemente que um dos rapazes que vi crescer não voltará mais para mim.

Quando o conheci, ele era um rapazinho louro que veio estudar em minhas salas de aula. Era animado, divertido e muito inteligente. Sua mãe trabalhava em mim, cuidando das coisas preferidas dele: os livros. Leitor voraz, adorava mergulhar nas obras-primas de nossa literatura. O Romantismo era a sua escola preferida. Tinha o espírito daquela época. Era intenso e apaixonado. Não gostava das coisas nem das pessoas. Ele as amava, porque um romântico não se contenta em apenas gostar.

Saiu daqui e foi conhecer o mundo. Depois voltou para cuidar de mim, para retribuir o que fiz por ele. Voltou para ser professor de Língua Portuguesa e encantou inúmeras turmas, contagiando-as com seu amor pela literatura. Tornou-se depois um dos meus coordenadores. Era o mais animado de todos! Gostava de me ver sempre alegre, em festa. Sua visão de educação estava à frente do tempo. Ele entendia que a adolescência não se contém nas salas de aula e que aprende muito mais em atividades lúdicas. Era um entusiasta das gincanas, dos festivais, dos concursos e dos campeonatos. Sob sua coordenação, vivi momentos muito festivos. Ele estava sempre alegre, tratando a todos com carinho e bom-humor. Mesmo quando se zangava, soltava suas frases espirituosas que causavam o riso. E não se cansava de estudar, de buscar um novo certificado. Estava prestes a se tornar Doutor!

Meu amado Carlos Roberto Bezerra, foste uma das pessoas mais corajosas que já passaram por mim. Justo e determinado, enfrentaste de cabeça erguida os preconceituosos, defendeste oprimidos, animaste desiludidos, aplaudiste cada pequena conquista de nossos alunos. Viveste intensamente e parecias não te cansar. Tua história se confunde com a minha. Tua partida se deu no Dia da Educação, porque eras um educador nato! Partiste sem conseguir te despedir de mim, e agora minha tristeza está muito maior, porque sei que não voltarás mais. Quando toda essa terrível crise passar, e eu puder receber minhas pessoas de volta, minha alegria não estará completa porque te perdi no meio disso tudo. Sei, no entanto, que, onde estiveres, estarás torcendo por mim e vibrando a cada pequena conquista minha, como sempre fizeste.

Sou-te eternamente muito grata por tudo!

 

(Jards Nobre, por ocasião do falecimento do professor e coordenador pedagógico

Carlos Roberto Bezerra da Costa, em 28 de abril de 2021)

 

3 comentários:

  1. Que mensagem emocionante e verdadeira.

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem👏👏👏
    Esteja em paz amigo Roberto🙏☘

    ResponderExcluir
  3. Que os Bons Espíritos o acolham no Plano Espiritual... Meus pêsames aos familiares e amigos... Roberto, eternamente em nossa lembrança...

    ResponderExcluir